Consultas

Nosso médico veterinário segue os protocolos do Conselho de Medicina Veterinária na avaliação e orientação de rotina, que averiguará a necessidade de realização de exames laboratoriais e/ou exames por imagem, ou ainda encaminhamento a um especialista que garantem a busca pelo melhor diagnóstico e tratamento. Os consultórios são confortáveis, climatizados e higienizados. A ideia é deixar o bichinho o mais calmo possível, para o contato com o veterinário na hora da consulta. O principal objetivo é trazer saúde, conforto e tranquilidade para você, sua família e sobretudo seu melhor amigo.

A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versátil e menos invasivo, que é utilizado no auxílio do diagnóstico de variadas enfermidades, tanto em cães como em gatos. Iniciado a partir dos anos 80 com a finalidade de diagnosticar a gestação em cadelas e gatas, sua importância no auxílio ao veterinário é muito mais ampla e, nas últimas décadas, tornou-se um exame complementar rotineiro para detecção de cálculos, tumores e efusões entre outras alterações sobretudo abdominais que, antes, só eram identificadas quando já muito evoluídas. Utilizada ainda para guiar a coleta de amostras para realização de exames (punções), a ultrassonografia é definitivamente uma ferramenta imprescindível na rotina de atendimento à animais de companhia.
Seguindo rigorosamente as normas internacionais, a colocação do microchip (leitura ISO 11784/11785 ) é feita no dorso, entre as escápulas ("ombros"), onde ele permanecerá por toda a vida do animal, o microchip é do tamanho aproximado ao de um grão de arroz, com código inalterável, gravado a laser, biocompatível (não causa reação no organismo) e "antimigratório" (permanece no local de sua colocação). Conhecido como “microchipagem”, torna-se um ato de responsabilidade ao possibilitar o reencontro de animais desaparecidos. Há, porém, outras importantes indicações para sua realização. Entre as principais estão a autorização para viagens internacionais (obrigatória para animais destinados aos países da União Européia) e o controle de doenças hereditárias como a displasia coxofemoral.

Vacinas

A vacinação correta de seu animal é uma importante medida preventiva para manter os animais saudáveis, em todas as fases da vida, ajudando não só a manter seu cão protegido, mas também a evitar a disseminação de doenças. Manter as vacinas em dia é um ato de amor e cuidado, que faz toda a diferença para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos animais. Contamos com uma linha completa de vacinas importadas de boa procedência e alta confiabilidade, armazenadas com todo o cuidado necessário. Na primeira consulta, o pet recebe uma Carteirinha de Vacinação, onde são registrados todos os dados, como nome, raça, data de nascimento, sexo, assim como os dados do tutor e, todos os detalhes de cada vacina, reforços e o carimbo do nosso médico veterinário, ficando tudo registrado no prontuário de cada paciente. O esquema vacinal completo deve ser repetido com doses anuais de cada vacina independente da espécie.

Deve-se iniciar aos 45 dias de idade, com aplicação da Vacina Polivalente. Ao todo são 3 a 4 doses, com intervalos de 21 dias entre elas; Os cães também devem ser imunizados contra a Gripe Canina e Giardíase, com 2 doses de cada a partir de 8 semanas de vida, com intervalos de 21 dias; Para a vacina contra Leishmaniose canina, é necessário realizar a sorologia para saber se o cão possui ou não a doença. São 3 doses com intervalo de 21 dias, rigorosamente. A vacina contra a Raiva deve ser realizada a partir dos 3 meses de vida, sendo dose única.
Iniciando-se com 2 meses de idade, sendo 2 doses da vacina Polivalente Felina (quádrupla ou quíntupla) com intervalos também de 21 dias entre elas; A vacina contra a Raiva deve ser realizada a partir dos 3 meses de vida, sendo dose única.

Exames Laboratoriais

Os Exames Laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico e tratamento adequados de nossos pacientes. A Dr. Animal é parceira exclusiva dos Laboratórios Tecsa, Zoolabor e CelulaVet, que atuam em todas as diferentes áreas de Diagnóstico Laboratorial Veterinário em Belo Horizonte, para garantir agilidade e confiabilidade. A parceria oferece de forma prática, ágil e eficiente a realização de mais de 300 diferentes exames nas áreas de Hematologia, Urinálise, Endocrinologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia, Citologia, Histopatologia, Imunohistoquímica, Toxicologia, Biologia molecular (PCR) entre outros.

Transfusão de Sangue

A Hemoterapia Veterinária é um procedimento emergencial que auxilia no tratamento de inúmeras enfermidades graves, através da utilização de sangue total e de seus hemocomponentes. Também conhecida como terapia transfusional, essa prática interage com diversas outras especialidades veterinárias e visa corrigir temporariamente algum distúrbio hematológico severo. A Dr. Animal tem a proposta de ajudar a salvar vidas de animais em situações emergenciais, permitindo o fácil acesso ao sangue total e seus derivados, com alta qualidade e máxima segurança, auxiliando os médicos veterinários com as técnicas e protocolos para a realização de uma transfusão sanguínea segura.

Medicina Intensiva (Internação)

O serviço de internação para os pacientes que necessitam de cuidados especiais é oferecido com conhecimento e total atenção, sem jamais esquecer da qualidade de vida e bem-estar dos animais. Em um ambiente humanizado, com leitos individuais, os cuidados com higiene, segurança e conforto são permanentes. Nos horários de visitas e passeios de rotina, pacientes e tutores, podem desfrutar do ambiente externo, arborizado e amplo do nosso jardim.

Reabilitação

A fisioterapia veterinária tem se estabelecido no segmento como uma das mais eficazes formas de ajudar cães e gatos com problemas neurológicos e ortopédicos relacionados à mobilidade; tendo destaque, também, como uma ótima ferramenta no combate à obesidade animal.

Além de atuar como uma ferramenta poderosa no tratamento e na reabilitação de animais com complicações de mobilidade, exerce um grande poder de auxílio na fase pós-operatória de cães e gatos; agilizando o processo de recuperação dos animais que passaram por intervenções cirúrgicas de variadas naturezas.

Más formações congênitas (ou seja, adquiridas antes do nascimento do animal) ou adquiridas ao longo da vida, lesões musculares, fraturas ósseas e displasias também têm na fisioterapia veterinária uma fonte de ajuda, sendo que até mesmo os cachorros e gatos idosos podem se beneficiar com esse tipo de processo; adquirindo mais qualidade de vida.

Utilizada há milênios para diagnóstico e tratamento de de doenças que afetam o homem, a acupuntura tem conquistado um espaço cada vez maior dentro da medicina veterinária. A prática da inserção de agulhas em pontos pré-determinados da superfície corporal, era de uso corrente entre os habitantes da China antiga, que o faziam não só com fins curativos, como também uma modalidade preventiva e terapêutica. O objetivo da Acupuntura é o de restabelecer o fluxo adequado de um estado de equilíbrio dinâmico, no qual esta energia é constantemente transformada, num processo natural e amplo. Dentro da Veterinária, a acupuntura tem se mostrado um recurso útil nos casos de dor crônica, sendo que esta pode ter diversas origens (traumatismos, síndrome do disco intervertebral, compressões neurais, espondiolopatias, processos degenerativos de articulações, etc.). Por isso o restabelecimento do fluxo adequado da energia através dos meridianos pode prevenir, e muitas vezes, regredir processos patológicos em desenvolvimento.
A fisioterapia visa a prevenção, reabilitação e manutenção de lesões em diversos sistemas, atuando em todas as áreas da medicina veterinária. A técnica proporciona a conquista da cura, bem-estar e aumento da qualidade de vida do animal. O tratamento é indicado para prevenir e amenizar lesões ortopédicas, neurológicas, endócrinas e oncológicas e em casos de internação e geriatria. A fisioterapia proporciona melhor disposição individual e, muitas vezes, inibição da evolução da disfunção cognitiva, manutenção do sistema musculoesquelético e imunológico e aumento da qualidade de vida, diminuindo quadros de dor. A intenção, além de controlar a dor, é melhorar a resistência e fortalecer a musculatura, aumentando a amplitude de movimento das articulações e promovendo um aumento da disposição e saúde do animal. Atuamos nos seguintes problemas de saúde: Ortopedia: fraturas, doença degenerativa, luxação, desvio de postura, displasias, ruptura de ligamento, entre outras Neurologia: AVC, convulsão, hérnia de disco, discopatia, problemas de coluna em geral, trauma crânio encefálico, entre outros Clínica médica: hiperadrenocorticismo, obesidade, hipotireoidismo, geriatria, oncologia e em casos de internação.